terça-feira, 24 de março de 2020

O que nos interessa agora?, por Victor Leandro

Coluna Segunda Via - Especial Quarentena

O que nos interessa agora?
por Victor Leandro

No momento em que estamos interrompidos no fluxo de nossas ações comuns, convém pensar sobre aquilo com que estamos nos preocupando, ou melhor, sobre a atitude assumida perante o conjunto fundamental de nossos problemas, no que podemos assumir uma percepção sintomática de nosso plano de mudança.

Afinal, a pandemia alterou realmente nossa maneira de olhar para o mundo, ou nossas ideias fixas continuam preponderantes? Seria estranho se passássemos por tudo isso sem aprender alguma coisa. Por outro lado, é ingênuo subestimar o poder de nossos hábitos e tendência à repetição. O movimento transformador não é tão natural quanto se nos aparenta.

Verdade é que, num nível mais profundo, talvez as coisas demorem a metamorfosearem-se por inteiro. Seguimos com os mesmos afetos e as mesmas irritações pequenas, as mesmas raivas e os mesmos ressentimentos. Nossa lista de inimizades desnecessárias segue intacta. Conservamos ainda reações idênticas para os antigos assuntos sem importância.

O mundo acaba, e cá estamos firmes em nossas mesquinhas certezas. E não sabemos o motivo disso.

A solução, porém, é clara. Somente a reflexão racional aguda modifica nossos paradigmas. E o que vem depois dela é o gesto efetivo, lúcido, de sabida automodificação.

Seguimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário